LENTES DE CONTATO OFERECEM MAIOR CONFORTO MAS REQUER CUIDADOS

As lentes de contato são utilizadas para a correção de diversos problemas óticos. Além dos benefícios estéticos, oferecem maior conforto e são uma opção interessante para quem não pode ser operado. Muitas pessoas estão substituindo os óculos por lentes, por diversos motivos.

No mercado existem inúmeras opções como: lentes de contato gelatinosas esféricas para uso diário, descartáveis, tóricas, multifocais, filtrantes, terapêuticas, coloridas, lentes de contato rígidas de todos os materiais, siliconadas, fluorcaronadas, híbridas, flexíveis etc. Por isso a escolha deve ser orientada por um oftalmologista. Este profissional está habilitado a uma minuciosa avaliação do estilo de vida e da fisiologia do olho do paciente, possibilitando a descoberta da lente de contato mais indicada para cada problema.

Outras medidas importantes são as orientações para a colocação, manuseio, remoção, cuidados, período de uso e consultas de revisão. Assim, além de usufruir de uma excelente qualidade visual, o paciente também evita riscos de contaminação através de bactérias, fungos e outros tipos de problemas em virtude de uma adaptação inadequada. Por isso, nós conversamos com a Dra. Kecya Luz que trouxe algumas dicas:

- É necessário fazer algum exame durante adaptação da lente?

Para adaptação de lente de contato é necessária consulta oftalmológica para avaliar qual melhor tipo de lente , se há ou não contra indicação ao uso de lente e em alguns casos exames mais específicos para investigar algum problema

- Por qual razão a indicação, adaptação e acompanhamento das lentes de contatos devem ser feitas por médico oftalmologista?

Oftalmologista é quem tem conhecimento e autorização legal para indicar ou contra indicar e acompanhar paciente usuário de lente de contato. São pacientes que precisam ter periodicidade no acompanhamento.

- Uma lente mal adaptada pode trazer complicações para a visão?

Lente mal adaptada pode trazer sério problemas na visão sim, desde úlceras de cornea até perda visual

- É muito comum vermos o uso de lentes vencidas ou durante o sono, atitudes como estas podem trazer quais tipos de prejuízo?

Cada fabricante de lente de contato tem orientações específicas quanto a validade do produto, mas uso correto interfere nesse tempo de utilização , então paciente deve ser orientado quanto a validade e uso correto p q produto tenha a validade indicada pelo fabricante. Algumas lentes de contato tem permissão p dormir com a lente, mas tem validade diferente. É preciso conversar com oftalmologista para saber dessas indicações. Uso vencido pode acarretar problemas sim, assim como dormir com lente de contato que não tem permissão .

© Copyright Bio Clínica 2015 | Todos os direitos reservados

forcadigital