O que é Catarata?

Catarata é a Opacidade parcial ou total da lente natural do olho (O cristalino), que se localiza atrás da Íris (a estrutura colorida dos olhos). A catarata geralmente instala-se de maneira lenta e progressiva, causando a diminuição da visão, da sensibilidade ao contraste e a ofuscação. A mudança dos óculos não traz boa visão a quem tem a doença, sendo necessária a cirurgia. A catarata é a principal causa de cegueira reversível no mundo.

Causas:

A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida.
A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença (geralmente filhos de mães que tiveram rubéola ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação).
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticoides, inflamações intraoculares e traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos.

Sintomas:

• Dificuldade para enxergar na claridade, de longe ou de perto, mesmo de óculos.
• Diplopia: Imagens duplas ou “Sombras”.
• Diminuição da visão na percepção de cores e objetos.

Tratamento:

O tratamento da catarata é cirúrgico: remove-se o cristalino opaco (Catarata) substituindo-o pela lente definitiva (cristalino Artificial) O procedimento é realizado por técnica cirúrgica modernas sob anestesia local com segurança e rápida recuperação

Com o uso das modernas lentes intra-oculares (que são definitivas) podemos também corrigir “problemas de Grau), como Miopia, Hipermetropia, Astigmatismo e presbiopia, resultando em maior independência dos óculos.

Os recursos tecnológicos das “Lentes Permanentes” como as bifocais já permitem a correção da visão para a distancia e para a leitura, possibilitando maior liberdade para as atividades diárias sem os óculos.