Lentes de Contato

Vários motivos podem levar você ou algum conhecido seu a usar lentes de contato: a prática de alguma atividade física, mudança de visual ou o simples fato de dar um descanso para os óculos. Por esta razão, muitas pessoas com problemas de visão, optam pelo uso de lentes de contato. Elas são pequenas, quase invisíveis e podem até mesmo corrigir casos mais graves de ametropia. Optar pelo uso de lentes de contato pode ser mais fácil do que você imagina. No entanto, existem alguns cuidados que devemos ter antes de iniciarmos a utilização. 

O que são Lentes de Contato?

 

As lentes de contato proporcionam uma maior liberdade para prática de esportes, conforto no trabalho e melhoram a aparência pessoal. No entanto, não podem substituir por completo os óculos. A grande maioria dos usuários de lente de contato necessitam manter seus óculos atualizados, pois em caso de irritação ocular, conjuntivite, alergia ou infecção corneana, o uso da lente deve ser interrompido imediatamente. Importante também lembrar que não se deve dormir com as lentes de contato, nem tomar banho de mar ou piscina.

A finalidade da lente de contato pode ser corretiva, cosmética, corretivo-cosmética ou terapêutica. Como opção cosmética, existem as lentes coloridas que alteram a cor da íris e podem corrigir possíveis erros refracionais apresentados pelo paciente. Neste grupo, também existem as lentes especiais confeccionadas para pacientes que apresentam alterações oculares graves e que precisam usar lentes pintadas para oferecer aspecto estético próximo ao natural.

As Lentes de Contato são pequenas, quase invisíveis e podem até mesmo corrigir casos mais graves de ametropia. Optar pelo uso de lentes de contato pode ser mais fácil do que você imagina. No entanto, existem alguns cuidados que devemos ter antes de iniciarmos a utilização. Não é recomendável comprar lentes de contato sem ter passado previamente com o oftalmologista. Baseado no exame ocular, o especialista indicará um grau de acordo com a necessidade do paciente. Algumas pessoas tem contra indicação devido a doenças oculares, condições alérgicas e outros problemas de saúde. 

 

Quais cuidados devo ter ao usar Lentes de Contato?

 

As Lentes de Contato são uma ótima alternativa para a correção de problemas de visão. Para isso, é necessário alguns cuidados especiais:

 

  • Lave bem as mãos antes de manipular as lentes de contato e seque-as com toalhas que não soltem fiapo.
  • Unhas devem estar sempre cortadas.
  • O processo de colocar e tirar a lente sempre deve ser iniciado pela lente direita, evitando assim a troca eventual.
  • Limpe, enxague e desinfecte sempre as lentes com solução recomendada pelo oftalmologista.
  • Ao guardar as lentes no estojo, verifique se não ficou nenhuma borda da lente para fora.
  • Não guarde o estojo em banheiros.
  • Trocar a solução conservante diariamente, mesmo em caso de não uso das lentes.
  • Lavar e ferver o estojo a cada semana e trocá-lo a cada mês.
  • No caso de qualquer desconforto, vermelhidão e/ou dor ocular suspenda o uso da lente e procure seu oftalmologista.

Ver é viver!

Aceitamos diversos convênios de saúde. Agende agora o seu atendimento:

Agendar Agora

Entre em contato conosco através do Whatsapp  e marque sua consulta agora mesmo.

Romae