Retinopatia Diabética

É uma doença progressiva e silenciosa que afeta os pequenos vasos da retina, região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. Existem duas formas de retinopatia diabética: exsudativa e proliferativa. Em ambos os casos, a doença pode levar a perda total ou parcial da visão. A retinopatia atinge mais de 75% das pessoas que convivem com o diabetes há mais de 20 anos. No grupo de risco, estão aquelas pessoas que são portadoras do diabetes, elas apresentam um risco de perder a visão 25 vezes mais do que aquelas pessoas que não possuem a doença.


O que é Retinopatia Diabética?

 

O aparecimento da doença está relacionado principalmente ao tempo de duração do diabetes, além do descontrole da glicemia no organismo. A retinopatia é uma doença progressiva e muito silenciosa que afeta os pequenos vasos da retina (Região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro). Existem duas formas de retinopatia diabética: exsudativa e proliferativa. Em ambos os casos, a doença pode levar a perda total ou parcial da visão. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia desencadeia várias alterações no organismo que, entre outros danos, levam a disfunção dos vasos da retina. O controle cuidadoso do diabetes e  uma dieta adequada, são a principal forma de evitar a retinopatia diabética. Consultas regulares ao médico oftalmologista são extremamente importante para verificar como está a saúde dos seus olhos. Infelizmente, boa parte da população costuma ir ao médico quando algo de errado acontece, a melhor forma de prevenir as doenças oftalmológicas é realizando a consulta anualmente.

Quais os sintomas?

 

  • Distúrbio de visão;
  • Perda de visão;
  • Pontos ou manchas escuras flutuando na visão;
  • Visão distorcida ou visão embaçada.

Como funciona o tratamento?

 

O tratamento envolve algumas modificações nos hábitos alimentares além do próprio uso de insulina. Sendo assim, em casos leves basta um controle cuidadoso da doença. Já em casos mais avançados da retinopatia diabética, o paciente pode necessitar de um tratamento mais complexo: a laser ou cirurgia.

Ver é viver!

Aceitamos diversos convênios de saúde. Agende agora o seu atendimento:

Agendar Agora

Entre em contato conosco através do Whatsapp  e marque sua consulta agora mesmo.

Romae