Rede Bioclínica e Instituto Olhar lançam oficialmente o Novembro Azul contra a retinopatia diabética

A luta contra a retinopatia diabética e suas complicações começou oficialmente na Rede Bioclínica. O Novembro Azul teve início nesta terça-feira, 1, com palestra ministrada pelo Doutor Éverton Fernandes para os nossos pacientes. Ao longo do mês de novembro, haverá palestras diárias para os pacientes e uma série de atividades abertas ao público.

Os pacientes que aguardavam atendimento ouviram do doutor Everton explicações sobre a importância do controle do diabetes para prevenir e combater a retinopatia diabética. “Algumas alterações acontecem nos olhos sem que vocês percebam. Então é uma doença silenciosa e que deve ser avaliada. O oftalmologista é quem vai avaliar se tem algumas alterações nesse paciente diabético. Então este mês é muito importante nesse sentido, para conscientizar quem tem diabetes ou tem algum familiar diabético da importância da prevenção”, informa.

O Novembro Azul é importante para alertar sobre os riscos da retinopatia diabética, doença que traz complicações que podem levar à cegueira. A retinopatia diabética é causada por danos aos vasos sanguíneos no tecido na parte traseira do olho (retina). O açúcar no sangue mal controlado é um fator de risco. Os primeiros sintomas são moscas volantes, borrões, áreas escurecidas na visão e dificuldade de perceber as cores. Pode causar cegueira.

A campanha Novembro Azul contra a Cegueira pelo Diabetes é fruto de parceria da Rede Bioclínica e do Instituto Olhar. O Dia D da campanha será 19 de novembro, onde ocorrerá um mutirão de atentimento para testes relativos ao diabetes e à retinopatia diabética. Todas as atividades são abertas ao público. Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de tudo o que rolar no Novembro Azul.