Notícias

Rede Bioclínica passa a realizar transplante de córnea pelo SUS

Em outubro de 2016 a Rede Bioclínica conquistou uma importante vitória. Passamos a fazer parte das instituições credenciadas para realizar transplante de córnea no Ceará.

A equipe responsável pelos procedimentos é chefiada pela doutora Régia Gondim e contribui para manter zerada a fila de transplante de córnea no Estado.

Para estar apto a entrar na fila de espera por uma córnea é preciso passar por avaliação médica de uma instituição credenciada para fazer o transplante. “O paciente é examinado pelo médico que constata a necessidade de transplante.  Ele vai preencher uma ficha com os dados do paciente e colocá-lo na central de transplante, que é mantida pelo Estado. O paciente fica na fila aguardando chegar a córnea para fazer a cirurgia”, explica a doutora Regia Gondim.

A oftalmologista afirma que atualmente, o procedimento é muito mais rápido do que antes porque, dentre outros motivos, Fortaleza conta com dois bancos de olhos. Ela salienta, no entanto, que a doação de córneas é um ato fundamental para que muitas pessoas possam recuperar a visão. Um dos problema é o baixo índice de conscientização da população sobre os procedimentos envolvidos.

Para ser um doador não é necessário fazer nenhum documento escrito. Mesmo que a pessoa nunca tenha manifestado seu desejo  quanto a doação, a família pode autorizar ou não, uma vez que é a única responsável pela efetivação de uma doação.  

Quem pode doar?

Pacientes que tiveram morte por parada cardíaca inferior a 6 horas ou morte encefálica, com idade acima ou igual a 2 anos e abaixo de 80.

Pessoas que em vida tiveram miopia, hipermetropia e astigmatismo, conjuntivite já curada, que usaram óculos de grau ou lentes de contato, que sofreram com algum tipo de câncer que não seja leucemia, linfoma ou câncer no olho podem doar.

Todas as pessoas cegas se beneficiam da doação?

Não. Há doenças que causam cegueira devido a alterações de outras partes do olho.

Quem autoriza a doação?

Podem autorizar a doação: irmão, cônjuge, pai, mãe, filhos, avô, avó e netos.

Duas testemunhas precisam estar presentes à autorização da doação.

Entre em contato conosco através do Whatsapp  e marque sua consulta agora mesmo.

Romae