O que é Glaucoma?
É uma doença ocular que afeta o nervo óptico e o campo visual, na maioria dos casos, a pressão intraocular é elevada, em outros casos a doença possui “baixa pressão”. Normalmente o glaucoma costuma atingir pessoas acima de 35 anos de idade, quando não tratado o glaucoma pode levar à cegueira irreversível. No Brasil, os casos de cegueira por glaucoma tem aumentado assustadoramente. De acordo com dados divulgados por uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2010, eram 900 mil casos no Brasil, já em 2018, a cegueira provocada pelo glaucoma atingiu 2,5 milhões de pessoas. O glaucoma pode ser:
Congênito – A crianças já nascem com o problema seja no nível primário ou secundário.
Secundário – O glaucoma pode ter origens variadas. Por exemplo, pessoas que fazem o uso de corticoide, ou aquelas pessoas que sofreram algum tipo de trauma/contusão na cabeça, que venha prejudicar o nervo óptico.
Crônico – É o tipo mais comum de glaucoma e tende a ser hereditário. A grande maioria dos casos são identificados em idosos, e ocorre em consequência do avanço na idade. Por isso é muito importante consultar o médico oftalmologista anualmente para observar como anda a saúde ocular dos seus olhos.