Exames
Pré-operatórios
A preparação da cirurgia de catarata envolve uma avaliação oftalmológica completa para acompanhar as condições da saúde ocular. Os exames irão determinar as condições do olho para a cirurgia. Por isso, são realizados os seguintes exames:
Medida da acuidade visual – Exame de refração (grau do óculos).
Biomicroscopia – Avaliação do segmento anterior do olho, como córnea e cristalino.
Biometria – Exame pelo qual é medido o comprimento axial do olho e através de cálculos matemáticos se escolhe o grau da lente a ser implantada, visando a correção de erros refrativos como miopia e hipermetropia.
Mapeamento de retina – Avalia as condições da retina para detectar a existência de outras doenças que podem estar causando problemas de visão.
Microscopia especular da córnea – Faz a contagem de células existentes na camada interna da córnea (endotélio).
Tonometria – A tonometria tem como objetivo medir a pressão ocular, que também é chamada de pressão interna do globo. Quando essa pressão está alta, ela gera sintomas que podem ser confundidos com a catarata. Por isso esse é um exame tão importante para o diagnóstico da doença.
Ultrassonografia – Em casos de catarata muito avançada onde não se consegue observar o fundo de olho, está indicado uma ultra-sonografia para avaliar as estruturas internas.
Avaliação Clínica – Dependendo das condições de saúde do paciente, alguns exames podem ser solicitados como por exemplo exame de sangue, eletrocardiograma e avaliação por um clínico.